segunda-feira, 14 de julho de 2008

Festa do Pijama


Amigas... podem ser para sempre, falsas, legais, péssimas, melhores, piores... podem te deixar bem, mal, ótima, triste, feliz...

Mas é possível ter uma boa amiga, daquelas que duram para sempre?

É difícil, viu? E haja fôlego! Você precisa não só fazer as suas vontadas, como também ceder um pouquinho, certo?

Mas não demais! As boas e duradouras amigas são aquelas que se entendem e se ajudam, crescendo juntas. Se suas amigas não te tratam bem, que sabe não é hora de se afastar?

Helena*, 15 anos, concorda: " Eu tinha muitas amigas, mas elas me tratavam muito mal: me ignoravam, zoavam de mim e até me rebaixavam, porque eu sou um pouco mais... pobre do que elas. Eu entrei em depressão, e minha auto-estima caiu para menos um milhão, até porque, sendo mais ricas, elas ficavam mais bonitas, na moda e arrumadas. Então, elas começaram com uma história de anorexia, e quanto mais eu tentava ajudar, mais elas me excluiam. Foi então que eu decidi tomar uma atitude. Parei de andar, falar e de sair com elas. Comecei a dar valor a quem gostava de mim... e deu certo! Hoje, as minhas antigas amigas praticamente imploram para falar comigo, e as minhas novas amigas são perfeitas!"

É, amigas ruins podem afetar a sua auto-confiança, também! Cuidado com elas...

Mas será que as amigas boas podem mesmo ser para sempre? Não é isso que afirma Carla*, 13 anos: "No primeiro dia de aula, eu conheci a Paula*, e nos tornamos amigas de cara. Por alguns meses, fomos inseparáveis, fazíamos TUDO juntas, tudo mesmo... mas depois de algum tempo, ela começou a ficar distante, com outras amigas, nem falava comigo mais. Eu nem mesmo sei o que houve! Foi tudo tão rápido... eu coloquei uma foto dela no Orkut, mas ela me mandou tirar, porque não éramos mais amigas como antes, e ela não queria divulgação de fotos dela por mim... estamos assim até hoje! "

E Carla não é a única a perder uma amiga. Muitas meninas perdem suas amigas para as ''populares" da escola. foi o que aconteceu com Ana*, 14:"Eu e Marta eramos amigas desde o jardim de infância. Ela começou a ficar distante, e a andar com outras meninas, mais populares... eu mandei um depoimento para ela no Orkut, perguntando o que estava acontecendo, e ela respondeu que não tinha mais energia para ser minha amiga! Eu fiquei super mal, mas superei com o tempo."

Percebe como as amigas podem ser leais ou não?

O bom é sempre ter cuidado, compreensão, conseguir ceder, e dizer "sim", e "não".

Bem, hora de dormir, meninas... Boa noite!

* os nomes foram alterados para preservar a identidade das entrevistadas

Nenhum comentário: